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Na famosa obra as “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, frequentemente abreviado simplesmente para “Alice no País das Maravilhas”, o livro mais conhecido de Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll, há uma passagem muito interessante.

Alice numa encruzilhada encontra o Gato Cheshire.

Alice: Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?

Gato: Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.

Alice: Eu não sei para onde ir!

Gato: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Isso acontece frequentemente nas organizações, quando por estarem perdidas e sem rumo, não sabem qual caminho escolher, então, tomam caminhos aleatoriamente.

O problema é que esta atitude pode dar em qualquer lugar, afinal, sem certeza de onde se quer chegar, nem mesmo um GPS vai ajudar, por isso, muitas vezes, obviamente poderá dar em lugares ruins.

Fica claro então que antes de planejar caminhos, é preciso definir onde se quer chegar, e é aí que se torna fundamental uma exercício de definição de MISSÃO, VISÃO e VALORES, que são uma forma poderosa de dar foco, inspirar, motivar e engajar pessoas!

MISSÃO é saber o propósito de existência de uma organização, VISÃO é justamente saber para onde se quer ir, onde se quer chegar, e por fim, VALORES são as regras que se pretende cumprir nesta jornada.

Além disso, seja você é um empreendedor ou empregado, profissional experiente ou em início de carreira, saber qual é a MISSÃO, VISÃO e VALORES da sua organização ou de onde você trabalha é importantíssimo, para que possa alinhar seus propósitos e suas expectativas pessoais com as do negócio.

MISSÃO – QUEM SOU?

A MISSÃO de uma empresa é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.

A MISSÃO é como o DNA de uma empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

O importante é que a MISSÃO da empresa comunique de forma clara e objetiva a todos na empresa o que se espera de seu trabalho, e, como a organização quer ser reconhecida por seus clientes, portanto, ela deve estar disponível a todos stakeholders.

Alguns exemplos de MISSÃO:

  • Walmart: Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!
  • Harley Davidson:Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.
  • Mary Kay:Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.
  • Microsoft: Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial!
  • Google: Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
  • Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
  • McDonald’s: Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.
  • Avon: Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.
  • Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

Todos numa organização devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização e utilizar disto para balizar suas atitudes e decisões.

Na hora de desenvolver a MISSÃO de uma empresa, algumas perguntas que podem ajudar são:

  1. Para que a empresa existe?
  2. O que a empresa faz?
  3. Para quem?

VISÃO – PARA ONDE VOU?

A VISÃO de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar.

Diferente da MISSÃO, a VISÃO da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto, a VISÃO pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

E claro, o mundo dos negócios é muito dinâmico, por isso, ao longo da jornada ajustes de rumos podem ser realizados.

Veja alguns exemplos de VISÃO:

Petrobrás – VISÃO 2030: Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

Kopenhagen: Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.

Duratex: Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Embraer: A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados: aeronáutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.

Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Vale: Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

Gerdau: Ser global e referência nos negócios em que atua.

O Boticário: Ser a empresa que melhor atende e satisfaz as necessidades de produto, serviço e autorrealização de seus clientes.

Apple: Mudar o mundo através da tecnologia.

A VISÃO é o farol que orienta o rumo de uma organização, por isso, precisa ter um propósito maior associado, que leve as pessoas a buscar por isto e não apenas ganhar mais dinheiro.

A VISÃO de uma organização é um poderosíssimo instrumento de comunicação e engajamento e deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas a todos que atuam numa empresa:

  1. O que a empresa quer se tornar?
  2. Onde queremos chegar?
  3. Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
  4. Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  5. O que eu estou ajudando a construir?

VALORES – QUE REGRAS DEVO SEGUIR NA JORNADA?

Uma vez definida a MISSÃO (quem é a empresa) e a VISÃO (onde se quer chegar), devem ser definidas algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais VALORES da empresa não se deve abrir mão.

Existem muitas formas de se atingir um objetivo (VISÃO), mas precisamos ter em mente quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua MISSÃO e busque alcançar sua VISÃO.

Como dica, na hora de definir os VALORES de uma empresa, fuja dos chavões como respeito, confiança, integridade, comprometimento, ética etc.

Vocês deve estar se perguntando, mas isso não é importante? Claro que sim, obviamente que são.

Contudo, estes já são a base de nossos relacionamentos sociais e comerciais e não deveriam ser tratados como diferenciais de uma organização.

Ou seja, os VALORES são o mínimo que se espera de uma pessoa ou empresa, construindo sua identidade!

Portanto, identifique quais são os VALORES da empresa que realmente importam para uma determinada organização!

Exemplos de VALORES:

  • Avon: Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade.
  • Itaú:Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Fanáticos por performance; Gente é tudo para a gente; O melhor argumento é o que vale; Simples. Sempre; Pensamos e agimos como donos; Ética é inegociável.
  • Petrobrás:Resultados; Superação e confiança; Respeito à vida, às pessoas e ao Meio Ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado.
  • Natura:Humanismo; Criatividade; Equilíbrio; Transparência.

Para estruturar os VALORES de uma organização:

  1. Não copie outras empresas, inove e crie VALORES próprios;
  2. Os VALORES de uma empresa precisam levá-la a um direcionamento concreto, com posicionamento e resultados a serem atingidos;
  3. Escolha VALORES de impacto para chamar a atenção das pessoas, como possíveis clientes e concorrentes, por isso, fuja do clichê;
  4. Evite inserir um número muito grande de VALORES, para assim estar na mente do público-alvo;
  5. O mais importante, assuma para sua empresa VALORES nos quais realmente acredita, ou trabalhe numa empresa que tenha VALORES alinhados com os seus VALORES pessoais.

Por que se preocupar com a MISSÃO, VISÃO e VALORES?

A declaração da MISSÃO, VISÃO e VALORES é a forma mais poderosa de uma empresa inspirar, engajar seus times de trabalho, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso e respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem.

E claro, dará rumo diário nas decisões corporativas, se Alice tivesse definido sua MISSÃO, VISÃO e VALORES, certamente seria mais fácil encontrar o caminho, ou ao menos, saber argumentar e ter ajuda do Gato Cheshire.

 

Autor:

Marco Túlio Bertolino é um profissional com 25 anos de experiência cujo core business é a gestão de Processos Industriais. Químico e M.Sc. em Eng. Ambiental, Lead Auditor em Gestão da Qualidade (ISO 9001) e Food Safety (FSSC 22000), têm 6 livros publicados, colunista do Food Safety Brazil, coordenador de MBA pelo IPOG e Consultor pela MTB Training, empresa parceira da Maximizar.

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